a) Arroz Branco

O arroz branco é o mais consumido no país, por ter umpreparo bem prático. Possui a coloração branca, pois o cereal é descascado e passa por um processo de remoção do farelo. É uma rica fonte de carboidratos e sua principal função é fornecer energia.

b) Arroz Vermelho

Um dos principais benefícios do arroz vermelho é ajudar a reduzir o colesterol. A cor avermelhada é devido ao seu alto teor do antioxidante antocianina, que também está presente em frutas e legumes vermelhos ou roxos.
Além disso, este tipo de arroz é um grão integral com alto valor nutritivo, sendo rico em nutrientes como ferro e fibras. O arroz vermelho também é de fácil preparo e pode ser feito da mesma forma que o arroz branco.
Outros benefícios: Reduz o Colesterol, melhora a saúde do intestino, previne anemia e doenças cardiovasculares.

c) Arroz preto

Rico em ferro, o arroz preto possui 20% a mais de proteína que a versão branca, além de possui maior quantidade de fibras. Ériquíssimo em antocianinas, que melhoram a saúde do coração.
Por ser rico em proteínas, o arroz preto contribui para a regeneração. Além de todos esses benefícios para a saúde, a versão preta do arroz ajuda a emagrecer.

d) Arroz cateto integral

O Arroz Cateto Integral é uma ótima fonte de proteínas, que são importantes para a formação de todos os tecidos do corpo.Em sua versão integral, também é rico em fibras e vitaminas B e E, dois nutrientes que auxiliam no funcionamento do organismo.

e) Arroz integral

Cultivado sem o uso de adubos e agrotóxicos, o arroz integral orgânico é o preferido dos adeptos da alimentação natural. Por não passar por nenhum processo químico ou de refinamento, os nutrientes são preservados, o que garante um valor nutritivo maior, além de manter o aroma e o sabor natural do grão. É indicado por nutricionistas por ser rico em fibras solúveis que auxiliam na digestão e por promover a sensação de saciedade.

f) Arroz arbóreo

O arroz arbóreo é um tradicional arroz italiano. É fácil reconhecê-lo, afinal, apresenta grãos maiores do que os grãos do arroz tradicional e tem uma cor branca perolada. Quando cozido, seus grãos permanecem firmes, mas conferem muita cremosidade à receita escolhida.
O arroz arbóreo, assim como outros tipos de arroz que conhecemos, faz parte do grupo dos cereais. Este grupo de alimentos é famoso por ser fonte natural dos nutrientes protagonistas da nossa alimentação: os carboidratos, que são as principais fontes de energia para o nosso corpo realizar todas as suas tarefas.
Além disso, o arroz arbóreo também apresenta as vitaminas do complexo B, essenciais para o correto desenvolvimento do corpo, e minerais como o zinco, que é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.